A primeira dica ja dei, examine periodicamente o nivel do liquido da bateria.
Acredito que a inspeção a cada 3 meses ou a cada 500/ 1.000 km é um parametro bom.
Claro que se o nivel ficar abaixo do minimo antes do periodo de inspeçao acima, sera necessario checar com um periodo menor, para que a bateria nao seja afetada na sua durabiidade por funcionar abaixo do nivel minimo.
Se a bateria apresentar um elevado consumo do liquido sera interessante testar o regulador de voltagem.
Quando o regulador de voltagem deixa passar carga em excesso, esse detalhe justifica o problema principal que faz o liquido evaporar mais rapidamente.
O regulador fica localizado debaixo da rabeta traseira.
Tive este problema com a minha XT 600 e o regulador de voltagem passava a carga para a bateria acima do necessario e apos trocar o regulador de voltagem, o nivel se estabilizou, porem, o RJ é um lugar muito quente e o nivel sempre baixa, entao faço a averiguação periodicamente a cada 3 meses ou a cada 500/ 1.000 km.
Se for trocar, sugiro que compre original, esqueça o mercado paralelo pra esse tipo de peça.
Na verdade se voce tiver a sorte de trocar o regulador caso ele esteja com problemas antes de trocar varias baterias, como foi o meu caso, ou seja troquei 11 baterias antes de trocar o regulador de voltagem, a economia será feita. A decisão é sua.
No ano de 2008 paguei 206,00 pelo regulador novo na autorizada.
Teste da carga do regulador de voltagem:
a) certifique de que sua bateria esta totalmente carregada com a moto desligada.
a,1) conecte um multimetro na bateria (positivo no positivo e negativo no negativo)
a.2) DC 20V
a.3) a leitura para a bateria totalmente carregada devera ser de 12,8V ou mais
a.4) caso a leitura seja inferior a 12,8V será necessario recarregar sua bateria.
b) conecte um multimetro na bateria carregada (positivo no positivo e negativo no negativo)
b.1) DC 20V
c) ligue a moto
d) acelere ate 5.000 rpm
e) a leitura de carga deve ser de 14V
Se a leitura for maior que 14V, seu regulador de voltagem esta ruim, deve ser substituido e provavelmente seu nivel na bateria fica baixando com frequencia.
Se a leitura for menor que 14V ?
Talvez seja a bobina do estator, neste caso deverá ser feito um teste desta bobina.
simples e direto, boa explicação. Dostaria de saber, meu caro, como testar a bobina do estator, pode ser ? Muito obrigado.
ResponderExcluirDe muita valia esse blog. Obrigado pelas dicas.
ResponderExcluirWander, sou do RJ também. Vez por outra dou uma olhada no seu blog e, já me salvou em situações diversas com outras motos. Parabéns meu amigo e, forte abraço.
ResponderExcluirMinha xt600, funciona sem o regulador de voltagem!! Isso pode acontecer??
ResponderExcluirMinha xt600, funciona sem o regulador de voltagem!! Isso pode acontecer??
ResponderExcluirMinha xt600, funciona sem o regulador de voltagem!! Isso pode acontecer??
ResponderExcluirGostaria de entender, a voltagem máxima que o retificador pode receber do estator sem causar problemas é 240v?
ResponderExcluirConforme o manual 25A 240v limite da resistência no retificador
ExcluirNão sou especialista em eletrônica tenha cautela em testes
Boa noite !! Tenho uma motocicleta igual a sua coloquei uma bateria nova mas a mesma não tem carga
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