leia tambem sobre:
* teste de regulador de voltagem
* teste de voltagem/ amperagem
* procurar por fugas de cargas
* improvisar 2 fios para carga rapida ou auxiliar de partida
* auxiliar de partida
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Esta dica serve para qualquer bateria seja de carro ou moto
Claro que cada bateria tem uma característica.
A responsabilidade é de quem faz o serviço.
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Atenção - não estou recebendo 0,01 centavo pra dar essas orientações, entao suas opçoes sao:
a) Nao acredite e faça como quiser
b) Ignore completamente esta postagem
c) Leve sua moto em um mecanico de sua confiança
d) Leia com atenção tudo que eu postar e faça seus testes, se fazer tudo certinho não vai prejudicar em nada sua bateria ou moto ou carro.
e) Não vou considerar baterias com gel, esta postagem se refere somente a baterias com acido, sao as maiorias das baterias.
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Me diz quanto vale essa dica ?
Vamos ver:
318,00 Uma Bateria original - Yuasa YTX9-b - pesquisa internet em 20/05/14
100,00 uma Bateria paralela - estou chutando o preço, pois existem varias marcas, ....
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218,00 economia por bateria.
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Uma oficina vai querer em media cobrar 50,00/ 100,00 pra testes e +- R$ 200,00 por uma bateria ? Se for isso lá vai 250,00/ 300,00.
E ai, vão resolver ?
Vao testar seu regulador de voltagem ?
Vao abrir a bateria pra ver o nivel ?
Vao falar que a bateria é selada e que não se completa o nivel ?
Voce confia no mecanico ?
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Quase vendi minha XT600 algumas vezes por causa da bateria, nao se esqueça, tenho minha XT600 ha 16 anos e a ultima intenção de venda não foi mais por causa da bateria, foi por usar pouco a moto e só isso já seria um problema, como ligar a moto a cada 14 dias andar +- 15 km e por mais de um ano a bateria resistir ?
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Pois bem a bateria atual (9 amperes 12v) não é original (8 amperes 12v) já duram exatos:
04/12/2009 instalei
20/05/2014 (data atual)
= 4 anos e 5 meses
Na foto acima retirada do manual de serviço, leia a capacidade da bateria = 12V, 8AH. ou seja 12 volts e 8 amperes.
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Km na data da troca 70.895
Km atual +- 80.000
+- 9.000 km rodados em 4 anos e cinco meses,
media 2.000 km por ano.
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Deixe eu olhar meus registros:
Bateu prequisa de digitar os controles, em resumo:
Foram exatas 12 baterias em 16 anos
02 (duas) baterias duraram 4 meses cada, imagina quanta grana ?
No ano de 2003 me ferrei e gastei 247,90 em uma baterial original que durou exatos 6 meses e 25 dias e rodou 2.187 km.
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DICA 1: - Nivel da Bateria:
A bateria da XT 600, em geral preta, normalmente vem com uma tira de tampas de manutenção presas entre si.
Então voce, puxa com delicadeza usando uma chave de fenda fina e vai soltando essa tira aos poucos, sem danifica-la, afinal, apos verificar o nivel da bateria voce vai precisar usar essas tampas novamente para fechar.
ATENÇÃO: Entenda a diferença entre Agua Destilada e o Acido ativador.
Agua destilada - Usada para completar o nivel de bateria a ácido.
Acido de bateria - Usado somente para ativar a bateria nova, quando vem seca.
Voce abre as tampas de manutenção onde se coloca o acido ou a agua destilada, olha la dentro e está tudo seco, se a bateria for nova, caso contrario, se for usada pode estar seco pois evapora com o tempo.
Tem pessoas que completam o nivel de baterias com agua da bica, agua filtrada, agua de chuva, agua benta, agua que passarinho nao bebe, acido ativador de bateria nova, ...
Se fizer isso, pode jogar a bateria no lixo, ou melhor, venda para o ferro velho, o chumbo é metal nobre, vale uma grana. E voce ajuda o planeta na reciclagem correta.
Exemplo 1
Assim que comecei esse drama de bateria da XT 600, geral falava (vendedores de peças seja de moto ou carro) nao se completa o nivel de baterias seladas.
Acreditei e me ferrei.
Obs. Pela ultima vez, o nivel de bateria usada so pode ser completado com agua destilada e a ativação da bateria nova deve ser feita com acido quando ela vem na caixa sem liquido no seu interior, ok ?
Exemplo 2
Meu irmão comprou uma XT 600E (usada), acredito que ele escutou eu falando bem da moto que teve uma influencia positiva a respeito.
Nas minhas dicas sobre esta moto expliquei pra ele que o maior problema que tive foi com a bateria, porem, estes problemas ja foram resolvidos e ele conheceu todo drama das diversas baterias que troquei (12 lembra ?)
Logo apos ele comprar a XT600 a primeira coisa que fiz, foi checar o nivel da bateria e estava quase seca e ele ja mencionava que a moto tinha vezes que nao dava sinal na bateria pra ligar a moto.
O nivel foi completado, as falhas pararam... porem, posteriormente acho que 2 meses depois o problema persistiu...
Ele colocou uma bateria nova (com as tampas para manutenção) e em breve o problema voltou...
No caso dele o problema era uma fuga de carga em um acessorio, retiramos o acessorio e acabou o problema.
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DICA 2: - Eu só compro bateria com tampas de manutenção, seja pra moto ou carro.
Quando eu compro uma bateria, seja de moto ou de carro, a primeira pergunta é:
A bateria tem as tampas para manutenção ?
Ou seja, poderei checar o nivel da bateria de tempo em tempo e completar com a agua destilada.
Em locais tipo o Rio de Janeiro que a temperatura varia, sendo sempre media 30 graus e no verao passa dos 40. A longevidade da bateria seja de moto ou de carro, vai ser determinada pelo nivel da bateria. Baterias que nao podem ter o nivel completado vao perder a funcionalidade mais rapido, pois as placas de chumbo nao foram feitas para funcionarem abaixo do nivel minimo.
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Continua ...
* teste de regulador de voltagem
* teste de voltagem/ amperagem
* procurar por fugas de cargas
* improvisar 2 fios para carga rapida ou auxiliar de partida
* auxiliar de partida
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