Fotos retiradas por acaso na internet, exceto minha XT 600E.
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Tudo começou nas bicicletas, aprontei muito, desci escadas, pulei rampas, ... pedalei muito, claro que até hoje tenho a minha bike bem melhor do que na época que era uma "camelinho" sem marchas.
Todas as motos que tive foram usadas, nunca comprei nenhuma moto Zero KM.
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Em 1981 meu irmao comprou uma Garelli e quando ele saia pra trabalhar eu dava uma volta no quarteirao, foi quando tudo começou.
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Minha primeira motinha - Em 1982 comprei a Yamaha RD 50cc do meu irmão - Linda "cinquentinha" vermelha, não tinha grana nem pra trocar o pneu, bons tempos.
Aqui eu ja começava a me interessar em consertar, entao fui aprendendo aos poucos.
Claro que levei muitos tombos, alguns tombos bem idiotas, afinal queria aprender a fazer curvas com velocidade, andar entre os carros ...
Mito ou Verdade ? Faz muito tempo. escutei falar que no Japão a carteira de habilitação depende do fisico do condutor e uma das exigencias seria levantar a roda dianteira a uma certa altura do chão, para demonstrar a capacidade fisica para dominar a respectiva moto.
Quando comprei minha cinquentinha, ja existiam 1.000 cc no Japão, pois eu tinha uma revista que eu ficava sonhando com varias marcas e cilindradas.
Na pratica, se eu não começasse de baixo, tenho certeza que ou estaria morto ou aleijado.
Então pra quem nunca teve moto, começa com uma 125 e vai subindo aos poucos.
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Meu sonho de garoto RD 350 - foi realizado com minha XT 600
Nessa epoca o sonho era uma RD 350 (Assassina), CB 400, RX 180, ...
RD 350 - que motão na epoca - motor 2 tempos e faltava freio pra tanta moto.
Uma ou duas vezes consegui dar as pequenas voltas nessa maquina, só em lembrar bate uma saudade, coisa de garoto, algum colega me emprestava e eu cheio de cuidado dava uma volta no sapatinho (com muita calma) o coração na boca de tanta emoção, não tem como esquecer.
=========================================================Em 1986 estava no dilema pra comprar minha primeira 125 e como começei com o motor 2 tempos na RD50 e ja tinha ficado apaixonado pela RD 350 pensava em comprar uma RX 125 da Yamaha (2 tempos), mas acabei comprando uma Honda Turuna 125 e não me arrependi pois conheci o freio motor e realmente fez muita diferença.
O maior problema que conheci em um parafuso surgiu na turuna do meu irmao, mesma epoca.
A porca do eixo traseiro nao saia com as chaves certas, entao usamos um alicate de pressão mas nao adiantou nada.
So resolveu soldando o eixo no regulador da corrente e claro que apos soltar a porca do cão, foi comprado um eixo traseiro completo.
O dono anterior nao sabia o que era graxa ou oleo nos parafusos e porcas e muito menos o que era TORQUE,
Então lá vai a primeira aula de mecanica:
Aprenda o que é TORQUE
A força necessária para cada parafuso, nem mais, nem menos.
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+- 1988 - Comprei uma ML 125
O tanque tinha um desenho mais moderno, lembrava muito a CB 400
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+- 1991 - Queria experimentar uma moto alta, pois achava a CB 400 baixa e complicada na mecanica por causa de 2 cilindros.
Entao comprei uma XL 250 R
Que experiencia boa, uma moto alta, resistente para os buracos, muito legal, bons tempos.
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Curso de mecanica:
+- 1992 - Nessa época eu estava curioso pra abrir este motor, mas minha experiencia não me permitia por nao conhecer as tecnicas de ponto de montagem da corrente de comando.
Entao fiz um curso de mecanica no centro da cidade e o professor alemão na epoca um engenheiro mecanico Sr. Rodrigues se nao me falha a memoria, nos passou todas as dicas e manhas pra desmontar e montar a moto inteira incluindo o motor, regulagem das valvulas, ponto da corrente de comando, etc.
Desmontamos na epoca uma XL250R da Honda na pratica pois teoria eu ja tinha muitas.
Graças a este Curso pude mexer com segurança na minha XL 250, pois precisei trocar a corrente de comando que estava batendo.
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+- 1993 - Satisfeito com a experiencia da altura e potencia da XL 250, parti pra uma XLX 350R
No quesito maior potencia foi otimo, porem, me deu um problema por causa dos donos anteriores.
Na troca periodica de velas, aparentemente a mesma nunca tinha sido trocada, resultado o miolo da vela soltou da rosca da vela que estava oxidada e ja era.
Foi necessario retirar o cabeçote levar em uma retifica e mandar retirar a vela com uma broca de precisão e instalar um castelinho (rosca nova) pra vela.
Então aproveita a dica e se liga na troca das velas a cada 6.000 km, no caso das maiorias das motos, pois se for prorrogando o prazo a oxidação da rosca da vela no cabeçote pode acabar acontecendo.
Veja no manual da moto o prazo/ km de troca das velas.
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+- 1995 comprei a Sahara NX 350 - Otima moto, a carenagem realmente cortava todo vendo possibilitando uma pilotagem mais confortavel, sem a pressao do vento no peito.
Estava curtindo, a moto estava fantastica, batendo redondinho, show de bola.
Tive alguns problemas vendi e comprei uma NX 150
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+- 1996 Comprei uma NX 150 - fazer o que, a vida nem sempre da tudo certo.
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Em 1998 esse foi o ano da grande conquista.
Aproveitei meu FGTS e falei pra mim mesmo, só se vive uma vez e mesmo que eu não consiga ficar com essa moto por muito tempo eu vou ter uma moto de 600cc pelo menos uma vez na vida.
Então não me apeguei a minha paixão de garoto que foi a RD 350 e consegui comprar minha XT 600.
Tem uns 10 anos que instalei a carenagem, pois me lembrei da carenagem confortavel da Sahara e realmente vale a pena.
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Estou com a XT 600 quem diria há 16 anos, tentei vender 3 vezes, sendo um dos principais motivos a bateria.
Postarei sobre a bateria em breve, pois consegui resolver da minha maneira.
Já estou com quase 50 anos e o tesão em andar de moto não é muito, principalmente pela violencia de modo geral a falta de educação e respeito, mas continuo com a maquina e vamos ver até quando.
Então é isso, vou dividir com quem tiver interesse muitas dicas de mecanicas de moto, de modo geral e espero que gostem !
Obrigado pela Visita ao Blog !
Boa sorte na Vida !
Sempre use capacete,
Se beber durma em qualquer canto, mas nao suba nesse trem de duas rodas,
Se for testar sua moto acelerando na rua, lembre-se do nada pode surgir um bocado de coisas na sua frente, "tipo um cavalo na sua frente" e isso aconteceu comigo na minha rua em uma cidade grande como o RJ. Ainda bem que consegui freiar e desviar, depois desse dia todos os meus testes são pensando nesse cavalo, risos !!!
,,, vou parar pois apareceu animo em escrever, entao vou guardar para as próximas ...
Show de bola sua historia e suas dicas comprei uma 2004 sonho ta derrubada mas vamos que vamos parabens por seu blog
ResponderExcluirMuito legal sua historia de vida...
ResponderExcluirque ela continue sendo contada!!!
Muito boa e agradável sua história.
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