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quinta-feira, 22 de maio de 2014

XT 600 - Testando o Regulador de Voltagem

A bateria nao dura mais de um ano, o que fazer:

A primeira dica ja dei, examine periodicamente o nivel do liquido da bateria.
Acredito que a inspeção a cada 3 meses ou a cada 500/ 1.000 km é um parametro bom.
Claro que se o nivel ficar abaixo do minimo antes do periodo de inspeçao acima, sera necessario checar com um periodo menor, para que a bateria nao seja afetada na sua durabiidade por funcionar abaixo do nivel minimo.

Se a bateria apresentar um elevado consumo do liquido sera interessante testar o regulador de voltagem.
Quando o regulador de voltagem deixa passar carga em excesso, esse detalhe justifica o problema principal que faz o liquido evaporar mais rapidamente.

O regulador fica localizado debaixo da rabeta traseira.

Tive este problema com a minha XT 600 e o regulador de voltagem passava a carga para a bateria acima do necessario e apos trocar o regulador de voltagem, o nivel se estabilizou, porem, o RJ é um lugar muito quente e o nivel sempre baixa, entao faço a averiguação periodicamente a cada 3 meses ou a cada 500/ 1.000 km.

Se for trocar, sugiro que compre original, esqueça o mercado paralelo pra esse tipo de peça.

Na verdade se voce tiver a sorte de trocar o regulador caso ele esteja com problemas antes de trocar varias baterias, como foi o meu caso, ou seja troquei 11 baterias antes de trocar o regulador de voltagem, a economia será feita. A decisão é sua.
No ano de 2008 paguei 206,00 pelo regulador novo na autorizada.





 

Teste da carga do regulador de voltagem:
a) certifique de que sua bateria esta totalmente carregada com a moto desligada.
a,1)  conecte um multimetro na bateria (positivo no positivo e negativo no negativo)
a.2) DC 20V
a.3) a leitura para a bateria totalmente carregada devera ser de  12,8V ou mais
a.4) caso a leitura seja inferior a 12,8V será necessario recarregar sua bateria.
b) conecte um multimetro na bateria carregada (positivo no positivo e negativo no negativo)
b.1) DC 20V
c) ligue a moto
d) acelere ate 5.000 rpm
e) a leitura de carga deve ser de 14V

Se a leitura for maior que 14V, seu regulador de voltagem esta ruim, deve ser substituido e provavelmente seu nivel na bateria fica baixando com frequencia.

Se a leitura for menor que 14V ?
Talvez seja a bobina do estator, neste caso deverá ser feito um teste desta bobina.

9 comentários:

  1. simples e direto, boa explicação. Dostaria de saber, meu caro, como testar a bobina do estator, pode ser ? Muito obrigado.

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  2. De muita valia esse blog. Obrigado pelas dicas.

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  3. Wander, sou do RJ também. Vez por outra dou uma olhada no seu blog e, já me salvou em situações diversas com outras motos. Parabéns meu amigo e, forte abraço.

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  4. Minha xt600, funciona sem o regulador de voltagem!! Isso pode acontecer??

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  5. Minha xt600, funciona sem o regulador de voltagem!! Isso pode acontecer??

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  6. Minha xt600, funciona sem o regulador de voltagem!! Isso pode acontecer??

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  7. Gostaria de entender, a voltagem máxima que o retificador pode receber do estator sem causar problemas é 240v?

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    1. Conforme o manual 25A 240v limite da resistência no retificador
      Não sou especialista em eletrônica tenha cautela em testes

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  8. Boa noite !! Tenho uma motocicleta igual a sua coloquei uma bateria nova mas a mesma não tem carga

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