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quarta-feira, 14 de maio de 2014

Quase virei mecanico de motos

Em um determinado momento na vida ficamos na duvida da carreira profissional a seguir.

Dica - Na foto acima, montei meu proprio manômetro no custo total de +- 70,00 enquanto um manometro na loja custa no minimo 200,00 - economia +- 130,00
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O negocio proprio - Não adianta ter uma boa ideia apenas, precisa de um otimo ponto comercial, do capital inicial, de grana pra manter os periodos fracos, encontrar um socio que se identifique com as mesmas coisas o que é quase impossivel, pois não se trata de socio que so entrar com a grana, quando o trabalho acumular este socio nao vai meter a mao na massa. ou melhor na graxa.

Ferramentas - Sempre escolhi comprar ferramentas ao inves de pagar mecanicos.

Cursos - Invista em cursos de mecanica, leia o maximo de assuntos tecnicos, converse com mecanicos, ....

Curiosidade - Tem limite, medição, tecnica, torque,    A curiosidade deve ser cercada de estudos.
Ja vi uma postagem sobre a limpeza do carburador da XT600 que o autor (leigo) desmontou ate o corpo duplo e o gatilho do afogador, totalmente desnecessario, nao faz nenhuma diferença,
Veja minha postagem sobre limpeza de carburador, da todas as dicas.

Hoje em dia tem internet pra ajudar, mais não pode sair fazendo as coisas sem tecnica.

Manual de Serviço- As oficinas autorizadas usam um Manual de Serviço (existe um pra cada moto) , informando os provaveis problemas, a ordem de teste, os detalhes tecnicos, o torque, as ferramentas....  Facilita muito o conserto.

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Tenho os Manuais de Serviços (em PDF) media de 300 paginas cada:
XT600Z (TENERE), XT600, XT660, XTZ750.
Quem tiver interesse me passa um e-mail.
Taxa simbolica de R$ 30,00 por manual, na compra a partir de 02 (dois) manuais dou um desconto.
Quem comprar todos os manuais, ou ganha um desconto ou ganha arquivos extras de mecanica em geral.
Afinal vou postar muita coisa aqui e no final voce vai economizar uma grana preta e não tenho nenhum patrocinio.
Considere a primeira dica do filtro de ar, te fez economizar +- 100,00

Pensamento do dia " Bill Gates cobrava +- R$ 700,00 pelo sistema Win/ 98  cheio de defeitos, travava, cheio de portas pra invasões e o mundo inteiro pagou pra ele ser o homem mais rico do mundo, Por que nao posso cobrar uma taxa simbolica pra enviar estes arquivos pra quem gosta e pode pagar.  Até por que pode ter certeza que não ficarei rico e provavelmente nem pagará minha conta de internet anual."

Mas tudo bem mesmo sem patrocinio vou lotar este blog de dicas.

Desculpa pela sinceridade !
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Como eu não abrir o negocio então vou passar varias dicas e quem seguir as dicas vai economizar uma grana.

Manutenção em dia - Se não pode trocar as peças certas, na data certa, esquece. è necessario ter um controle cronologico das peças e sua durabilidade, condiçoes climaticas (se rodar muito em estrada de chao, vai ter que trocar oleo de motor e filtros de ar e oleo com menor KM pois a poeira acaba influenciando nas paredes do cilindro, antecipando a retifica), qualidade do material.

No caso da XT600, ja que a cada 6.000 KM tem que trocar: oleo de motor, filtro de oleo, filtro de ar, e vela eu direciono essas trocas juntas, e quando tenho que arredondar nas trocas individuais eu faço pra baixo.    Exemplo rodei 2.000 km em um ano, neste caso eu troco apensa oleo de motor.   Posteriormente com + 4.000 km (totalizando 6.000 km) vou trocar oleo de motor novamente com filtro de oleo, vela e filtro de ar.

Sempre que tiver que arredondar a KM de troca procure fazer com uma margem de no maximo 10% pra cima, seria rodar no maximo 6.600. Mas na boa, se for possivel evite isso, pois é uma economia desnecessaria, principalmente no oleo do motor e filtro de oleo. 3 litros de oleo (usa 2,8 litros) +- 40,00 e um filtro de oleo +- 10,00.   Lembre-se é um motor 600 cc que esquenta pra caramba pois nao tem radiador, como eh o caso da XT660.

Oleo de motor - No manual SAE 20w40 SE = 2,80 litros trocando filtro de oleo.
A cada 6.000 km na XT 600, ou a cada 12 meses se não rodar muito (que é o meu caso).      Sempre o que esta no manual, nao inventa, nao faz diferença um oleo moderno, mas cada cabeça sua sentença.
O oleo do motor, alem de lubrificar, limpa e fica com residuos de metal e boras que se nao for trocado passara a danificar o motor ao inves de protege-lo.

Oleo de freio - DOT 3 -  A cada 2 anos, pois a partir de 2 anos de uso,  o oleo perde a funçao ficando "aguado" isso mesmo ele adquire umidade com o tempo, entao ao inves de oleo, terá agua com oleo circulando no sistema de freio, o suficiente pra danificar peças e funcionalidade.

Filtro de Ar - A cada 6.000 na XT 600 =Ja dei a dica aqui no blog que o filtro da XT660 custa +- 35,00 e o original da XT600 custa +- 130,00.  Basta pequenos desgastes nas laterais do filtro da XT660 pra encaixar na caixa do filtro da XT600.

filtro de Oleo - A cada 6.000 na XT 600 = Sempre troca o oleo junto com filtro de oleo, pode comprar sem medo o filtro de ar da TENERE, vai precisar colocar o usado ao lado do novo e ver se a altura é identica, pois algumas fabricas eram em milimetros o suficiente pra na hora do torque danificar a rosca e a tampa do filtro de oleo nao vai dar pressao no bloco do motor e pode apostar que quando ligar o motor vai vazar oleo, a pressao eh muito grande.
DICA - Use um esmeril e iguale a medida, muito simples.


DICA - Tem muitos anos, nao tinha grana pra comprar um esmeril, entao fiz um com o motor de uma maquina de lavar roupas, funciona ate hoje.      Caramba !!! faz mais de 20 anos que funciona.


Vela de igniçao NGK DPR8EA9 ou - Nao compra outro modelo, nao inventa. A cada 6.000 km, troca não deixa pra depois;     Quem ja leu minha postagem do meu curriculo, falei da vela da XL350 que foi necessario retirar o cabeçote e levar pra retifica por causa de proprietarios anteriores que provavelmente nunca trocaram a vela.




16 comentários:

  1. TENHO UMA TENERE 600 ANO 1989 E TENHO MUITA COISA PRA APRENDER SOBRE ELA

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  2. Teste do estator trifásico da XT 600 98? Estão pedindo 500 contos e su queria realmente saber se está bom o meu?

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  3. Teste do estator trifásico da XT 600 98? Estão pedindo 500 contos e su queria realmente saber se está bom o meu?

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  4. amigo eu quero o manual xt600 97-05 cleitonshaolin@gmail.com

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  5. Olá gostaria do manuel da xt600e
    vitorvev@gmail.com

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  6. Bom dia amigo! tudo certo? gostaria do manual da xt 600 e 2001! já agradeço, abraço! gelsorodrigues@gmail.com

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  7. Bom dia.
    Me interessei pelo manual da xt660r, possuo o manual do proprietário esse que você disponibiliza é de mecânico? Se for tenho interesse pois minha XT está apresentando vazamento na junta do cilindro e onde põe óleo (no quadro) isso começou após realizar a troca de óleo sempre usei óleo mineral mas dessa vez o mecânico recomendou utilizar o semi sintético em seguida começou a vazar, gostaria de saber o que pode ser antes de levar ao mecânico...

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  8. Então jovem como tirar uma dúvida minha então fui ver a caixa de ar do filtro filtro de ar tinha tava merejando óleo nas bordas do filtro dear

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  9. Olá amigo, gostaria do manual da XT600E - Possuo uma 97. Grato.
    alexandre_orlatei@hotmail.com

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  10. Ola amigo gostaria de obter o manual do mecânico da XT 600 E a minha é do ano 98.
    muca017@hotmail.com.
    Obrigado.

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  11. Boa noite amigo!!
    Quero adquirir o manual da XT 60O.
    meu email: crood_noronha1@hotmail.com
    Abraço.

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  12. Eu gostaria do manual também da XT 600 acabei de adquirir uma ano 2000/2000, mas tô arrumando ela ainda só pra vc ter uma ideia comprei ela sem painel e sem a pinça traseira AMS o preço tava bom não quis perder a oportunidade era o único dinheiro que eu tinha se souber onde posso comprar uma pinça e o painel eu agradeço . . .

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