GOSTARIA DE CONTRIBUIR COM MINHA EXPERIÊNCIA
EM MECÂNICA.
Postei estas dicas em um forum de mecanica de motos no ano 2007 se nao me falha a memoria, ja passou de 20.000 acessos no forum, entao a resposta se estas dicas sao boas ja foi respondidas. Nao existiu criticas negativas.
A boa noticia, nao tem fotos no forum, só aqui !
Lembre-se: Nunca recebi um centavo por estas dicas e minha internet ainda é um lixo.
* O QUE HA DE MAIS IMPORTANTE EM
UM MOTOR DE UM VEICULO É O SEU CARBURADOR.
CARBURADOR DA XT600E
* VOCÊ PODE BAIXAR O MANUAL DA
XT600E, AQUI NO FÓRUM, É MUITO BOM , ORIGINAL USADO PELOS MECÂNICOS DAS
AUTORIZADAS E É DE GRAÇA.
- O MANUAL MOSTRA TODAS AS PEÇAS EM ORDEM DE
DESMONTAGEM, TORQUES, MEDIDAS DE REGULAGEM, PENA QUE NO MANUAL QUANDO EU MAIS
PRECISAVA, ELE NÃO MENCIONOU NADA SOBRE A TELA NA BASE DO ESTILETE, (VEJA MEU ITEM 17 ABAIXO).
- OUTRO DETALHE, QUEM LER O
MANUAL ACHA QUE DEVE DESMONTAR TUDO, UM GRANDE ERRO. EXISTEM COISAS QUE NÃO DEVEM SER DESMONTADAS, EXCETO SE
APÓS A LIMPEZA CITADA AQUI NÃO APRESENTAR UMA MELHORIA SIGNIFICANTE, TAIS PEÇAS
SÃO:
- NÃO SEPARAR O CORPO-DUPLO,
- NÃO RETIRAR PARAFUSO PILOTO,
- NÃO SOLTAR O PARAFUSO DO AFOGADOR,
- NÃO RETIRAR O PARAFUSO DA MARCHA LENTA
- NÃO MEXER NAS REGULAGENS DAS AGULHAS.
* ALEM DE POSSUIR MOTO HA mais de 30
ANOS, LEIO MUITO SOBRE MECÂNICA, NUNCA PRECISEI LEVAR MINHA MOTO PARA UMA
OFICINA, EXCETO PARA SOLTAR O PARAFUSO
DO PINHÃO DA XT 600E , (USO DA MAQ. PNEUMÁTICA), SE TENTAR FAZER ISSO EM
CASA COM FERRAMENTAS TRADICIONAIS, MESMO TRAVANDO O PINHÃO, OU A CORRENTE, VOCÊ
PODE QUEBRAR ALGUM DENTE NA CAIXA DE MARCHA (ENGRENAGENS).
NÃO QUERO MEXER NISSO = TRANSMISSAO. POR
CAUSA DE UM PARAFUSO DO PINHÃO. RISOS.
* HA 20 ANOS ATRÁS, FIZ UM CURSO
DE MECÂNICA DE MOTOS COM UM ENGENHEIRO MECÂNICO – MUITO BOM, A TURMA
DESMONTOU NA ÉPOCA UMA XLX250R E TODOS
OS MACETES ERAM PASSADOS NO DECORRER DAS AULAS COM MUITA PRATICA E POUCA TEORIA
(COMO EU JÁ TINHA MUITA TEORIA) FOI MUITO ÚTIL.
QUERIA ABRIR UMA OFICINA DE MOTOS
ENTÃO PROCUREI O QUE EU PRECISAVA – MEXER NO MOTOR MAIS DIFÍCIL DAQUELA ÉPOCA.
– A OFICINA NÃO VINGOU MAS NUNCA LEVEI MINHAS MOTOS PRA NINGUÉM MEXER, ATE
PORQUE GOSTO DE CONSERTAR MINHAS COISAS.
* DESCOBRI QUE OU SE ESTUDA MUITO
PRA FAZER UMA COISA CERTA, OU PAGA-SE PRA QUEM SABE. O PROBLEMA E QUE MUITAS VEZES PAGAMOS E O
“PROFISSIONAL” FAZ SEM CUIDADO, SEM
CARINHO E COM DESLEIXO.
POSSO GARANTIR QUE O CARBURADOR É MUITO SENSÍVEL E NÃO HÁ
ESPAÇO PARA CURIOSIDADES, OU VOCÊ SABE, OU SE INFORMA DIREITO (ESTUDA MAIS) OU
PAGA PRA QUEM SABE OU NÃO MEXE.
*** UM SINTOMA BÁSICO DE SUJEIRA
NO CARBURADOR É O MOTOR ENGASGAR/ ESTOUROS, CUSTAR PEGAR.
*** ANTES DE LIMPAR O CARBURADOR,
CERTIFIQUE DE QUE O FILTRO DE AR ESTA EM BOAS CONDIÇÕES, O FILTRO DE AR DESSA
MOTO DIFICILMENTE RESISTE APOS 12.000 KM, NO MANUAL MANDA TROCAR A CADA 6.000 -
DEPENDENDO DO LOCAL (POEIRAS).
*** SE A MOTO PERTENCEU A OUTRA
PESSOA, VERIFIQUE OS PARAFUSOS QUE FECHAM A TAMPA DO FILTRO DE AR, E AS
ABRAÇADEIRAS E OS ENCAIXES QUE PRENDEM OS 2 COLETORES DE ADMISSÃO E OS 2
COLETORES QUE LEVAM O AR DO FILTRO DE AR PARA O CARBURADOR.
*** LEMBRE-SE = O MELHOR COMBUSTÍVEL
(O MAIS FINO) PARA LIMPAR CARBURADOR É O QUEROSENE., NA SUA FALTA USE GASOLINA, NUNCA USE ÁLCOOL POIS CORRÓI PEÇAS
DE BORRACHAS. EVITE USAR COISAS DO TIPO
CREOLINA, POIS TEM GENTE QUE ACREDITA QUE O CARBURADOR PRECISA FICAR LIMPO POR
FORA E O PROBLEMA NÃO É EXTERNO E SIM INTERNO.
* ALGUMAS DICAS BÁSICAS.
1 - O CARBURADOR SAI REGULADO DE
FABRICA, ENTÃO NÃO ADIANTA MEXER
EM TUDO ACHANDO QUE É SÓ
DESMONTAR, LIMPAR E MONTAR.
2 - NUNCA RETIRE O PARAFUSO DE REGULAGEM DO AR (CONHECIDO COMO
PARAFUSO PILOTO) - DEPOIS QUE VOCÊ PERDER ESTA REGULAGEM DE FABRICA, VAI
PENAR PRA CONSEGUIR ISSO. ESTE PARAFUSO
FICA LOCALIZADO PERTO DA CUBA.
*** OBSERVE A CUBA ANTES DE
DESMONTAR O CARBURADOR, SE ELA ESTIVER ¨BABADA¨, VOCÊ TERÁ QUE COMPRAR UMA
BORRACHA DE VEDAÇÃO DA CUBA ANTES DE DESMONTÁ-LA.
ESTE TIPO DE BORRACHA NÃO PODE
SER REAPROVEITADA SE ESTIVER RUIM. POIS PODERÁ FAZER O COMBUSTÍVEL VAZAR PRA
CIMA DO MOTOR - SE O MOTOR ESTIVER QUENTE SE PREPARE PARA APAGAR O FOGO
(PRINCIPIO DO FOGO = CALOR + COMBUSTÍVEL + OXIGÊNIO) ENTENDEU ?
3 - SE ALGUM PARAFUSO NÃO QUISER
SAIR SEM GRANDES ESFORÇOS PROCURE SE INFORMAR DE ALGUNS MACETES, MAS ÀS VEZES É
MELHOR DESISTIR DELE NAQUELE MOMENTO.
3.1 - USE UM LUBRIFICANTE SPRAY
PRA AJUDAR O PARAFUSO SOLTAR E DEIXE O LUBRIFICANTE AGIR POR +- 10 MINUTOS.
4 - MANTENHA AS PECAS EM ORDEM DE
DESMONTAGEM PARA NA HORA DE MONTAR USAR A ORDEM INVERSA
5 - DEPENDENDO DA MOTO, NO CASO
DA XT600E VC VAI TER QUE RETIRAR: BANCO, LATERAIS,TANGUE.
6 - NA MAIORIA DAS MOTOS, NO CASO
TB DA XT600E, PRIMEIRO SOLTE AS
BRAÇADEIRAS DOS CONDUTORES DO FILTRO DE AR, NÃO PRECISA SOLTAR A CAIXA DO
FILTRO DE AR, APOS SOLTAR AS BRAÇADEIRAS, EMPURRE OS CONDUTORES PARA BAIXO. VAI
FICAR UM ESPAÇO PARA VOCÊ EMPURRAR O CARBURADOR PARA TRÁS NO MOMENTO CERTO.
6.1- No manual da XT descobri que
podemos remover 03 (tres) parafusos da caixa de ar que ficam embaixo do banco
perto da entrada de ar para caixa do filtro de ar e afrouxar 01 (um) parafuso
lateral da caixa de ar que fica logo abaixo da bateria. Depois disso, é so mover a caixa do filtro
de ar para tras, com isso o espaço pra manutençao fica muito bom.
7 - AGORA SOLTE (APENAS AFROUXAR
BEM) AS BRAÇADEIRAS DOS CONDUTORES DE ADMISSÃO, AQUELES QUE FICAM ENTRE O MOTOR
E O CARBURADOR. (QDO COMPREI MINHA XT OS COLETORES DE ADMISSÃO VIERAM QUEBRADOS
- O IDIOTA QUE MEXEU NÃO SABIA DO ITEM 6 - ACIMA).
8 - AGORA O CARBURADOR JÁ PODE
SER RETIRADO (OS CABOS DO ACELERADOR VÃO SAIR JUNTO)
8.1 - EMPURRE O CARBURADOR EM DIREÇÃO
AO FILTRO DE AR ATE ELE SOLTAR DOS COLETORES DE ADMISSÃO.
8.2 - AGORA COM JEITO ELE VAI
SAIR NA DIREÇÃO DOS CABOS DO ACELERADOR,
8.3 - QUANDO VOCÊ ESTA EM SITUAÇÃO
DE EMERGÊNCIA NÃO PRECISA SOLTAR ESSES CABOS, POIS VC APROVEITA PARA O
CARBURADOR FICAR PENDURADO E NÃO TER CONTATO COM O SOLO, SUJEIRAS, ETC
9 - PODE SOLTAR OS 2 CABOS DE AÇO,
OBSERVE NA DESMONTAGEM QUAL É DE ONDE, SE QUISER MARQUE, AMARRANDO UM PEDAÇO DE FIO.
9,1 - SOLTE AS BORRACHAS DE
RESPIROS, EXCESSOS, ETC.
*** 10 - O QUE DEVE SER
DESMONTADO E PORQUE ?
*** PRESTE MUITA ATENÇÃO, SE ESTA
DESMONTANDO SÓ POR CURIOSIDADE,
A BRINCADEIRA PODE SAIR CARO.
11 - AS TAMPAS SUPERIORES:
11.1 - A TAMPA MENOR - FORMATO
OVAL - INCORRETO:
CONTEM A AGULHA E PISTÃO DE BAIXA
ROTAÇÃO (ONDE O MOTOR DESENVOLVE ATE +- 80 KM), ANTES DE DESMONTAR, MEXA NO
BRAÇO QUE ARTICULA O PISTÃO E OBSERVE SE A AGULHA SOBE NORMALMENTE, SE OK - NÃO
TEM MOTIVO PRA MEXER NESTE ITEM.
OBS.: MUITOS CURIOSOS, QUE NÃO
SABEM DE MER.....D NENHUMA, RETIRAM AS AGULHAS DO LUGAR, POIS NÃO E NADA DIFÍCIL
E NÃO TEM IDÉIA DE QUE EXISTE UMA REGULAGEM NA PONTA OPOSTA DA AGULHA, FAZENDO A
AGULHA FICAR MAIS ALTA OU MAIS BAIXA, CONCLUSÃO – VAI DESREGULAR , MAIOR
CONSUMO, ETC.
OBS.: AS AGULHAS VEM DE FABRICA
NA REGULAGEM CORRETA, O ÚNICO MOTIVO QUE CONHEÇO PRA MEXER NELAS, SERIA USAR O
MOTOR PRA COMPETIÇÃO. DEIXO CLARO QUE COMPETIÇÃO
EXISTE PATROCÍNIO, ENTÃO TANTO FAZ SE A EQUIPE USAR UM MOTOR POR CORRIDA,
EXISTE QUEM PAGA A CONTA.
11.2 - A TAMPA MAIOR - FORMATO
REDONDO:
CONTEM UM DIAFRAGMA GRANDE
(MOVIDO A VÁCUO) E OUTRA AGULHA QUE E ACIONADA QUANDO O MOTOR DESENVOLVE ACIMA
DE +- 80 KM.
11,2,1- OBSERVE UMA MANGUEIRA DE
AR QUE ENTRA NESTA TAMPA. SOPRE E OBSERVE SE O PISTÃO VAI SUBIR ! SUBINDO VEJA SE A AGULHA SOBE NORMALMENTE, SE
OK BASTA CERTIFICAR DE O DIAFRAGMA ESTA OK, RETIRE A TAMPA, RETIRE O DIAFRAGMA E OBSERVE A
BORRACHA COM CALMA, QQ FURINHO, RASGO, ETC,
SIGNIFICA QUE O DIAFRAGMA JÁ ERA,
ENTÃO TERÁ QUE SUBSTITUIR. A PRINCIPIO ESTE DIAFRAGMA COMPROMETE O
FUNCIONAMENTO DO MOTOR EM ALTA ROTAÇÃO.
12. O DIAFRAGMA PEQUENO NA
LATERAL, PERTO DA ENTRADA DE COMBUSTÍVEL: SE ESTIVER FURADO,AMASSADO PRECISA
TROCAR - NORMALMENTE QDO DANIFICADO FAZ O MOTOR ¨ENGASGAR¨
12,1 - EXISTE UM PINO APOS ESTE
DIAFRAGMA, TENTEI RETIRAR O MEU, ESTAVA TÃO DIFÍCIL QUE DEIXEI ELE ME VENCER,
POIS NÃO ESTA RUIM APENAS NÃO QUIS SAIR.
**** É BOM VC TER EM MENTE QUE SE
UM PARAFUSO NÃO SAIR, VOCÊ TERÁ QUE USAR BASTANTE LUBRIFICANTE FINO E EM ULTIMO
CASO UMA PUNÇÃO, MAS ANALISE BEM PRA VER A NECESSIDADE, POIS UMA PUNÇÃO MAL FEITA
COM FORÇA ALEM DO NORMAL PODE RESULTAR NA PERDA DO CARBURADOR.
**** LEMBRE-SE NA HORA DE APERTAR
QQ PARAFUSO EXISTE UMA COISA CHAMADA ¨TORQUE¨OU SEJA, SE APERTAR ALEM DO
LIMITE, JÁ ERA, VAI ESPANAR A ROSCA, NORMALMENTE DO CARBURADOR QUE E FEITO DE ANTIMÔNIO,
QUE É UM METAL MAIS FRACO QUE OS PARAFUSOS (FERRO/ AÇO).
*** EXISTE NO MERCADO UMA QUÍMICA
(APOS SECAR FICA +- COR DE ABÓBORA) USADA PARA FORMAR ROSCA, APROPRIADA PARA
CASOS DELICADOS COMO O CARBURADOR, JÁ USEI UMA VEZ E DA PRA RETIRAR DEPOIS O PARAFUSO
NUMA BOA, O NEGOCIO É ENCONTRAR, POIS FAZ MUITO TEMPO QUE USEI ISSO. TB PODE
SER USADO EM ROSCAS MAIS FORTES.
13 - LEMBRE-SE - NUNCA SEPARE OS
DOIS CORPOS DO CARBURADOR, TEM IDIOTAS FAZENDO ISSO SÓ PRA DIZER QUE DESMONTOU
O CARBURADOR INTEIRO, VC NÃO VAI GANHAR NADA DESMONTANDO OS 2 CORPOS, NÃO
EXISTE NENHUM MOTIVO PRA ISSO, EXCETO PERDER TEMPO. CLARO O ÚNICO MOTIVO QUE CONHEÇO SERIA TROCAR
UM DESTES CORPOS, O QUE É EXTREMAMENTE DIFÍCIL DANIFICAR UM CORPO DO CARBURADOR
SEM DANIFICAR O OUTRO.
NÃO SEPARE
**** ATE AQUI TEMOS O SEGUINTE:
- CARBURADOR NA MÃO
- OK PARA AGULHAS ( BAIXA E ALTA ROTAÇÃO )
- OK PARA DIAFRAGMA DE ALTA ROTAÇÃO
- OK PARA DIAFRAGMA DA LATERAL
*** HORA DE DESMONTAR A CUBA,
ONDE FICA A BÓIA, ESTILETE, GICLÊ DE BAIXA E GICLÊ DE ALTA.
*** CONSIDERO A PARTE MAIS IMPORTANTE, ONDE SE
ENCONTRA A MAIORIA DOS PROBLEMAS NO CARBURADOR.
14 - VOCÊ OBSERVOU O ESTADO DA
BORRACHA DA CUBA, NA DUVIDA COMPRE UMA ANTES DE DESMONTAR. NUNCA USE A BORRACHA
DO MERCADO PARALELO, MUITAS VEZES NÃO ENCAIXA E O VALOR DA ORIGINAL É +- R$ 15,00.
14,1 - SOLTE OS 4 PARAFUSOS QUE
PRENDEM A CUBA
14,2 - RETIRE A CUBA VOLTADA PRA
CIMA E OBSERVE O ESTADO GERAL DOS COMPONENTES.
14,2,1 - SE A BORRACHA ESTIVER
OK, LEMBRE-SE QUE COMO ELA ESTAVA EM CONTACTO COM O COMBUSTÍVEL ASSIM QUE VC
RETIRAR ELA DA CANALETA ELA VAI DILATAR E PRA VOLTAR AO TAMANHO NORMAL, LEVARA
ALGUM TEMPO, TE ACONSELHO JOGÁ-LA EM UM COPO COM ÁGUA LIMPA E DETERGENTE, POIS
AJUDAM A SEPARAR O COMBUSTÍVEL DA BORRACHA E ELA VOLTA AO TAMANHO NORMAL MAIS RÁPIDO.
14,3 - OBSERVE SE EXISTE CROSTAS,
SUJEIRAS, E OUTROS DETALHES.
14,4 - LIMPE SUPERFICIALMENTE E
VAMOS FAZER UM TESTE MUITO IMPORTANTE:
**** COLOQUE A CUBA NO LUGAR, SEM
OS 4 PARAFUSOS, ENCAIXE A MANGUEIRA DE COMBUSTÍVEL E MANTENHA O CARBURADOR
NIVELADO, ABRA A TORNEIRA DE COMBUSTÍVEL, EM +- 1 MINUTO SERÁ O TEMPO
SUFICIENTE PARA ENCHER A CUBA. FECHE A TORNEIRA, RETIRE A MANGUEIRA DE COMBUSTÍVEL,
MANTENHA O CARBURADOR NIVELADO E RETIRA A CUBA.
ESTE PROCEDIMENTO FARÁ COM QUE VOCÊ OBSERVE QUAL É O NÍVEL DE COMBUSTÍVEL
DENTRO DA CUBA. NÃO PODE SER BAIXO NEM PODE TRANSBORDAR.
*** SE O NÍVEL NA CUBA ESTIVER
BAIXO - PODE SER
- ESTILETE RUIM
- SUJEIRA NO FILTRO DA TORNEIRA
(DENTRO DO TANGUE)
- SUJEIRA NO FILTRO DA BASE NO
LOCAL ONDE FICA O ESTILETE
- CASO VOCÊ USE FILTRO DE COMBUSTÍVEL
NA MANGUEIRA, ELE PODE ESTAR ENTUPIDO.
*** SE O NÍVEL NA CUBA ESTIVER
TRANSBORDADO - PODE SER
- ESTILETE RUIM
- BÓIA DE COMBUSTÍVEL FURADA,
DANIFICADA...
15 - TE ACONSELHO DEIXAR O
ESTILETE POR ULTIMO.
16 - - SUJEIRA NO FILTRO DA
TORNEIRA (DENTRO DO TANGUE) - FACA O TESTE (NORMAL E RESERVA):
- COLOQUE UM COPO NA TORNEIRA,
ABRA A TORNEIRA (NORMAL E RESERVA) SE A VAZÃO É BOA = OK
- VAZÃO RUIM, RETIRE O COMBUSTÍVEL
DO TANGUE, RETIRE A TORNEIRA E ANALISE O FILTRO QUE EXISTE NA TORNEIRA (PARTE
DE DENTRO DO TANGUE)
*** O PINO QUE PRENDE A BÓIA SÓ
SAI EM UMA DIREÇÃO, NESTE ITEM NÃO SE USA FORCA, USE LUBRIFICANTE FINO, PACIÊNCIA
E PODE DAR UMAS PANCADINHAS MUITO DE LEVE NO PINO, DESDE QUE VC TENHA MÃOS DE CIRURGIÃO,
ENTENDEU ? MUITA CALMA NESSA HORA. A FORCA PODE QUEBRAR AS BASES ONDE SE
ENCAIXA O PINO.
16,1 - PRA CHEGAR NA BASE DO
ESTILETE VC TERÁ QUE RETIRAR A BÓIA DE COMBUSTÍVEL.
17 - ATENÇÃO
- SUJEIRA NO FILTRO DA BASE NO LOCAL ONDE FICA O ESTILETE - AQUI É IMPORTANTÍSSIMO,
SEMPRE VERIFIQUE ESTE FILTRO. (SOLTA UM PARAFUSO E PUXA A BASE). MINHA XT
ESTAVA COM SUJEIRA AQUI, E EU JÁ TINHA COLOCADO FILTRO DE AR NOVO, DIAFRAGMA
LATERAL NOVO, LIMPADO GICLÊS DE ALTA E
BAIXA E NADA.
* JÁ ESTAVA PENSANDO EM LEVAR PRA
AUTORIZADA, ATE PQ, NÃO É TODA MOTO QUE TEM FILTRO NESTA BASE O QUE CUSTEI PRA
ENTENDER. E NO MANUAL (USADO PELA AUTORIZADA – O QUE PODE BAIXAR AQUI NO FÓRUM)
NÃO MENCIONA NADA DE UMA TELA (FILTRO)
NESTA BASE.
* QDO RETIREI A SUJEIRA (ERA UM
AMONTOADO DE PARTÍCULAS PARECENDO FIOS FINOS DE ALGODÃO) A XT
RENASCEU, ANTES DA LIMPEZA A XT NÃO
PASSAVA DOS 80 KM E MORRIA MUITO, POIS A SUJEIRA IMPEDIA QUE O NÍVEL
PRINCIPALMENTE EM ALTA ROTAÇÃO FICASSE NORMAL, ENTÃO NA HORA DO TESTE DA CUBA,
É BOM TESTAR SEM A CUBA E SEM O ESTILETE TAMBÉM E OBSERVAR SE A VAZÃO NESTA BASE ESTA BOA.
17,1 - VOCÊ PODE SOPRAR A
MANGUEIRA DE COMBUSTÍVEL, DESDE QUE ESTEJA SEM A BÓIA E SEM O ESTILETE ANTES DE
LIMPAR, NÃO DEVERA TER RESISTÊNCIA SERÁ UMA COISA SIMPLES, CASO CONTRARIO AS
CHANCES DE EXISTIR SUJEIRA É POSSÍVEL.
17,2
- DE QQ FORMA, NÃO FAZ DIFERENÇA, PRA MIM É A PARTE MAIS IMPORTANTE DA LIMPEZA
DO CARBURADOR DA XT600E - NÃO PENSE DUAS VEZES PRA LIMPAR ESTA PEÇA.
18- CASO VOCÊ USE FILTRO DE COMBUSTÍVEL
NA MANGUEIRA, ELE PODE ESTAR ENTUPIDO. - NUNCA GOSTEI DE USAR ESTE TIPO DE
FILTRO. NA XT600 TEM FILTRO NA TORNEIRA E FILTRO NA BASE DO ESTILETE, ENTÃO PRA
QUE USAR OUTRO FILTRO. ESTA OPINIÃO É
PESSOAL, CADA UM TEM A SUA.
19 - BÓIA DE COMBUSTÍVEL FURADA -
VOCÊ VAI BALANÇAR A BÓIA E VAI NOTAR COMBUSTÍVEL DENTRO DELA - ÚNICA SOLUÇÃO
TROCAR A BÓIA.
20 - ESTILETE RUIM - COM O
ESTILETE E A BÓIA NO LUGAR, LEVANTE A BÓIA, QUE VAI FAZER O ESTILETE FECHAR A
PASSAGEM DE COMBUSTÍVEL, SOPRE A MANGUEIRA DE COMBUSTÍVEL COM A BÓIA LEVANTADA,
SE PASSAR AR O ESTILETE JÁ ERA , TROQUE-O.
**** ATE AQUI TEMOS O SEGUINTE:
- CARBURADOR NA MÃO
- OK PARA AGULHAS ( BAIXA E ALTA ROTAÇÃO )
- OK PARA DIAFRAGMA DE ALTA ROTAÇÃO
- OK PARA DIAFRAGMA DA LATERAL
-------------
- OK PRA - ESTILETE RUIM
- OK PRA - SUJEIRA NO FILTRO DA TORNEIRA (DENTRO DO TANGUE)
- OK PRA - SUJEIRA NO FILTRO DA BASE NO LOCAL ONDE FICA O ESTILETE
- OK PRA - FILTRO DE COMBUSTÍVEL NA MANGUEIRA, ELE PODE ESTAR ENTUPIDO.
- OK PRA - BÓIA DE COMBUSTÍVEL FURADA
21 - VAMOS PARA OS GICLÊS DE
BAIXA E DE ALTA.
SÃO 2 PARAFUSOS, CADA UM COM UM
FURO NO MEIO.
22 – NORMALMENTE COMO O GIGLE DE
BAIXA, FICA EMBUTIDO EU NÃO COSTUMO RETIRA-LO, APENAS LIMPO COM JATO DE AR
COMPRIMIDO E COLOCO COMBUSTÍVEL PRA NA HORA DO JATO VER O COMBUSTÍVEL SAIR
JUNTO COM AR, SIGNIFICA QUE NÃO ESTA OBSTRUÍDO.
22,1 – USE UM JATO DE AR
COMPRIMIDO COM QUEROSENE QUE NORMALMENTE LIMPA TUDO.
23 – INICIE A MONTAGEM PELAS
PEÇAS EM ORDEM INVERSA A DESMONTAGEM, TENHA CALMA, USE O TORQUE CERTO, NADA DE
FORÇA.
24 – SE BEBER NÃO MEXA NESTE CARBURADOR
OU SE MEXER NESTE CARBURADOR NÃO BEBA DURANTE A MANUTENÇÃO, JÁ PERDI UM
ESTILETE UMA VEZ POR CAUSA DISSO, RISOS.
*** FINAL *** COMECEI ESTAS DICAS
HA UM ANO ATRÁS, MAS COMO TEM MUITA GENTE MAL AGRADECIDA E MUITA GENTE QUE NÃO
CONTRIBUI COM NADA MAS TEM O PRAZER EM ESCULACHAR O QUE OS OUTROS FAZEM, E TAMBÉM
PELO FATO DE PERCEBER QUE ESTAS DICAS TOMARIAM MUITO TEMPO, TINHA DECIDIDO EM DEIXAR ESTE ASSUNTO QUIETO.
UM ANO (isso foi em 2006) SE PASSOU E ESTOU NUMA
FASE EM MINHA VIDA QUE TENHO A NECESSIDADE DE DIVIDIR MEUS CONHECIMENTOS E AQUI
ESTA UMA PEQUENA CONTRIBUIÇÃO.
SINCERAMENTE ESPERO TER AJUDADO, POIS SE NO INICIO DOS MEUS ESTUDOS DE
MECÂNICA EU TIVESSE ESTAS DICAS DE CARBURADOR TUDO SERIA DIFERENTE, SEM COMENTAR “ O FILTRO ESCONDIDO DENTRO DA BASE DO ESTILETE DO
CARBURADOR DA XT600E” - ITEM 17 (ACIMA).”
*** LEMBRETE – EU NÃO VIVO DE
MECÂNICA, APENAS É UM HOBBY, MAS CONVERSANDO COM UM MECÂNICO, UM GAROTÃO
DAQUELES QUE DIZ DEIXA QUE EU MEXO, REALMENTE, SÓ MEXE, ELE DISSE QUE É NORMAL
TROCAR O CARBURADOR TODO, ALGO EM TORNO DE R$ 1.200,00 (no ano 2006) – OU SEJA, JÁ FOI LOGO
CONDENANDO O CARBURADOR.
*** SE VOCÊ DAR VALOR AO SEU
DINHEIRO, ESTUDE, TROQUE IDÉIAS E EVITE ESTA SITUAÇÃO DO “MEXANICO” , MUITAS
VEZES ENQUANTO A MOTOCA NÃO FUNCIONA VC VAI REALMENTE FICAR SEM AS “PERNAS’ DIGO SEM A MOTO, MAS VOCÊ APRENDE E ECONOMIZAR UM DINHEIRO E AINDA TEM
CONHECIMENTO QUE SERVE PRA VIDA TODA.
BOA SORTE PRA TODOS.
Muito bom.O conhecimento que você divide acrescenta muito, tanto pelo conhecimento em si, quanto pela sua capacidade de transmitir algo que acrescenta para quem busca por essas coisas.
ResponderExcluirMuito legal. Quanto você gastou com as peças? Tudo original claro.
ResponderExcluirParabéns vc vai ajudar muita jente com essas dicas ,ja ta me ajudando brigaduuu.
ResponderExcluirMuito bom,achei o problema da minha xt,você tá de parabéns obrigado.
ResponderExcluirMuito bom,achei o problema da minha xt,você tá de parabéns obrigado.
ResponderExcluirMuito bom gostei , valeu pela dica !!!
ResponderExcluirTanto tempo se passou e sua iniciativa continua ajudando pessoas....parabéns e obrigado!
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirTive problemas para sacar o magneto da xt600 tive que mandar cortar o magneto bem na parte conica.
ResponderExcluirTive problemas para sacar o magneto da xt600 tive que mandar cortar o magneto bem na parte conica.
ResponderExcluirMuito boa as explicações, e sem a necessidade de desmontar tudo, vou amanhã seguir suas orientações, valeu.
ResponderExcluirOlá Wander. Excelente suas dicas. Tem alguma recomendação para regulagem do parafuso piloto? Tem alguma chave especial para regular com o carburador montado na moto?
ResponderExcluirO ideal seria não mexer neste parafuso porém acredito que se você quer mexer é porque tem seus motivos
ExcluirExiste uma chave de fenda em curva mas. Você pode criar uma basta medir e entortar se for necessário corta o cabo
Que eu me lembre somente neste parafuso uma vez na vida e o resultado era diferente em marcha lenta e acelerada e não foi na XT 600 acho que foi em uma Turuna 125
A primeira coisa que você terá que fazer vai ser retirar o carburador jogar lubrificante neste parafuso pois às vezes ele está emperado é com ele na moto é muito difícil
Se conseguir afrouxar conte quantas voltas ele tem até apertá-lo até o fim será uma medida em voltas de referência aproveita retira limpa lubrifica e aperta até o final conte duas voltas e meia e veja o resultado
Estas duas voltas e meia é 1 palpite pois não sei quantas voltas este parafuso sai de fábrica
Se conseguir fazer a chave de fenda e conseguir regular com o carburador na moto ande no quarteirão com a chave na mão e vá ajustando meia volta a cada regulagem
Não acredito que será mais de 4 voltas
Primeiro encontre a melhor regulagem para marcha lenta e depois teste andando na moto acelerando no máximo até 80 km
Boa sorte
Espero ter ajudado
Olá Wander, continuo brigando com meu carburador. Depois de várias desmontagens e limpeza, com cerca de 2000 rpm a moto ainda falha. Em uma subida neste giro ela chega a apagar. Em alta ela está uma beleza. Deve ter alguma coisa errada no carburador de baixa. Suspeitei da regulagem do parafuso piloto, mas também não resolveu. Vc teria alguma sugestão?
ExcluirOla mecânica sem ver pessoalmente é difícil vou chutar algumas opções.
ExcluirDá uma olhada no diafragma da lateral do carburador que fica ao lado do botão do afogador. Se estiver furado ou amassado troca.
Da uma olhada na base do na base estilete pois tem uma tela que costuma reter partículas
Veja se a bóia tem furos pois modifica o nível de combustível na cuba. Faça o teste conforme o tópico do nível de combustível na cuba.
Veja cê tem entradas falsas de ar Nice abraçadeiras no coletor de admissão na tampa do filtro de ar.
Veja as condições do filtro de ar
Qualquer dúvida me fale boa sorte abraço
Ola mecânica sem ver pessoalmente é difícil vou chutar algumas opções.
ExcluirDá uma olhada no diafragma da lateral do carburador que fica ao lado do botão do afogador. Se estiver furado ou amassado troca.
Da uma olhada na base do na base estilete pois tem uma tela que costuma reter partículas
Veja se a bóia tem furos pois modifica o nível de combustível na cuba. Faça o teste conforme o tópico do nível de combustível na cuba.
Veja cê tem entradas falsas de ar Nice abraçadeiras no coletor de admissão na tampa do filtro de ar.
Veja as condições do filtro de ar
Qualquer dúvida me fale boa sorte abraço
Valeu pelas dicas. Muito obrigado.
ResponderExcluirValeu pelas dicas!!!
ResponderExcluirestou com um problema na minha xt600e
quando ligada eu acelero e o acelador fica travado
em mais ou menos 4000rpm
obs:nao é cabo o problema é no carburador.
(ja levei em tres mecanicos da minha cidade
e nao resolveram o problema)
e se a moto esta desligada nao trava
ja fiz o teste de desligar a moto quando travou
e observei que ficou travado
essa semana eu mesmo desmontei o carburador seguindo suas
dicas...
mas o problema nao parou
voce consegue me ajudar
Vamos vet, como VC considera cabos OK, esta parecento pistonete ou pistão, iú se escreve pistom...não vou dar google
ExcluirSão 2 pistões o de ate 80 JM de baixa que não REM diafragma e o de alta que contem um diafragma eh a vácuo.
Retire os pistões e verifique se o pistom de baixa esta com o cabo de aço preso corretamente verifique TB se a agulha esta presa com a trava, se estiver solto faz a mito acelerar, etc
Já o pistão de alta o que tem o diafragma a vácuo faca o seguinte reste:
A. Com o carburador na mao e sem desmontar a tampa do pistão sopre a mangueira que eh da grossura do dedinho e o piston Rera que subir
B. Ao parar de soprar o pistão tem que descer
C. Retire o pistão e verifique o estado DP diafragma, não pode rer furo nem deformações
Se tiver ha era
D. Este diafragma não pode ter contato com abrasivos tipo gasolina. Óleo. Etc pois resecam a borracha diminuindo a vida útil
É. Verifique se a agulha esta presa pela trava
Em ambos os pistões faca o seguinte:
Passe uma lixa de ferro a mais fina que vender e esfreque suavinebte nos pistões e depois nos cilindros onde os pistões sobem e descem
Depois limpe bem
Passe lubrificante fino
Depois segue
Não deixe cair lubrificante no diafragma
Espero ter ajudado
Boa sorte
Amigo, minha teneré tá com problema, ela anda um pouco e começa a falahar a té parar, tiro a mangueira de combustível e recoloco, assim ela volta a funcionar por um tempo, tem idéia do que pode ser?
ResponderExcluirOlá Wander, parabéns pelo blog, ele é muito util!
ResponderExcluirQuero saber se o coletor de admissão lado esquerdo da Teneré 600 serve na XT 600e.
Muito Obrigado!
Parabéns pelas dicas, muito obrigado!
ResponderExcluirmuito bom!! a minha começou ontem a nao passar de 4000 giros , 80km/h , sera que pode ser carburador? ou algo eletrico... voce me recomenda fazer o que primeiramente... ja coloquei a melhor gasolina, ja verifiquei a vazao do tanque, filtro de ar novo.. voce acha que devo revisar o carburador?
ResponderExcluirO carburador como QQ componente mecânico tem uma manutenção periódica
ResponderExcluirQdo minga moto começa a engasgar. Falhar ... Eu faço a manutenção
Faca a manutenção pois não sera prejudicial, pelo contrario
Siga as dicas
Valiosas suas informaçoes.Obrigado.
ResponderExcluirBelo artigo!! Obrigado pela sua boa vontade de dividir conhecimentos tão específicos.
ResponderExcluirOlá Xtzeiros, gostaria de saber cono trocar o tensor
ResponderExcluirsuperior da corrente de transmissao da xt600, se alguem puder mandar foto bem de perto eu agradeço, pois não estou achando o parafuso que sustenta o rolete superior, agradeço desde já. Abraçoss.
Boa tarde amigo. Excelente matéria. Congratulações pela paciência e disposição. Sou de Floripa/SC e a Walkyria (T600/90) está com um problema de carburação, por isto lhe encontrei. Estamos no mesmo barco, tive oficina quando jovem, mas não vingou, eu mesmo faço quase tudo nas minhas motos, tenho a Walkyria e a Bonnie (uma custonzinha 250). Vamos ao perrengue. Troquei o motorda Salkyria (o dela começou a bater) por o de um XT94 que comprei, montei com meu carburador, e não passava de 110. Desmontei o carbura e descobri o diafragma rasgado. Troquei pelo da XT, e agora parece que não abre o segundo estágio. Dá falta de combustível na alta. Já virei o carburador do avesso, e não consigo descobrir o problema. Achei que talvez fosse pouca vazão de combustível, tirei as torneiras do tanque e estavam ok. Talvez o respiro da tampa do tanque, aí andei sem a tampa e o problema persistiu. Regulei a abertura do 2º estágio para os 7 mm indicados no manual. Troquei a mangueira que leva a gasolina da cuba para o gicle de alta. Hombre, não sei mais o que fazer. Um parceiro, mecânico, está me dando um suporte, mas as Ténérés 600 não são o forte dele. Se o amigo tiver alguma dica, fico grato. Um grande abraço. E reitero minhas congratulações pela sua disposição em compartilhar seu conhecimento.
ResponderExcluirDiver. Entendi que são 2 problemas, não abre 2o estagio de alta e falta combustível.
ResponderExcluirSopra o mangote de ar que vai pra o segundo estagio com o carburador na mao, se o pistonete não subir ele esta travado, use uma lixa bem fina com querosene e lixe o pistonete e as paredes onde o pustonete sobe e desce, limpe bem com um pano limpo e apos a limpeza use um lubrificante fino, veja se não existe obstrução no Mangote, veja se o diafragma não tem furos, veja se o diafragma encaixa na posição certa .
Falta de combustível ? Caramba pode ser muita coisa, verifique se a boia esta OK,algumas bóias furam e entra combustível nela e modificando o peso modifica a função, de um jato de ar com querosene no local onde entra o combustível faca isso nos 2 sentidos e mantenha o querosene que sairá dentro de um tabuleiro ou bacia pra inspecionar se saiu micro partículas.
Retire a base do estilete onde existe uma micro tela, costuma ficar resíduos ali q modificam o fluxo de combustível, inspecione o estilete se esta travando, pois ele as vezes trava e altera o fluxo de combustível, passe uma chave de fenda sem ponta, arredonde a ponta em um esmeril e passe na base onde o estilete eh encaixado pra desfazer imperfeições q podem travar o estilete. Jogue combustível com uma seringa sem fazer forca no local de entrada de combustível e com o estilete e a bóia nos respectivos locais observe a vazão, sem a cuva, depois coloque a cuba sem parafuso e verifica o nivel de combustível se esta correto.
Me diz depois o que aconteceu
Boa sorte
Muito bom
ResponderExcluirboa tarde wander,queria saber daquela mangueira q sai do coletor do primeiro estagio da xt,adiquiri ela agr e ela esta cm um parafuso na ponta,e fica estourando na baixa,seria essa mangueira?
ResponderExcluirGostaria de baixar o manual da xt 600e a minha é ano 2001
ResponderExcluirEM PRIMEIRO LUGAR GOSTARIA DE EXTERNAR A MINHA ADMIRAÇÃO PELA PACIÊNCIA EM ENSINAR A NÓS SIMPLES MORTAIS, USUÁRIOS DE MOTOS, TÃO DEPENDENTES DE MECÂNICOS PREGUIÇOSOS E MAL INTENCIONADOS. GOSTARIA DE TIRAR UMA DÚVIDA COM O NOBRE COMPANHEIRO, A MINHA MOTOS NÃO ESTÁ CONSEGUINDO MANTER A LENTA, DEPOIS QUE LEVEI A MOTO A UM MECÂNICO CONHECIDO, ELE MEXEU NA AGULHA DO PISTONETE PRIMÁRIO, QUE VAI ATÉ 80KM. GOSTARIA DE SABER QUAL A RANHURA EM QUE DEVO REGULAR A AGULHA DESSE PISTONETE PRIMÁRIO.
ResponderExcluirObrigado
ResponderExcluirSe o problema for apenas a posição da agulha faça o seguinte coloque ela o mais alto possível ou seja vai passar mais combustível pelo que eu me lembro
Significa que a regulagem vai manter alguns espaços na ponta da agulha para futuras regulagens
Antes de mexer tira uma foto para não esquecer a posição antes da nova regulagem
Que eu me lembre são três ou 4 estágios de regulagem para cada agulha
Não mexa na agulha do pistonete de alta rotação já que o problema é ementa
Estou muito tempo sem mexer no carburador então posso estar enganado neste momento em alguns detalhes
Outra opção é ir testando uma regulagem de cada vez até encontrar o ponto ideal
Espero ter ajudado boa sorte
Ola Wander tenho uma xt 600 Z 89, funciona bem um baixa rotação, acelerou falha e da uns pipocos, notei que nao possui aquela valvula de passagem unica que sai do carburador auxiliar de alta (nao sei como chama) poderia ser isso?
ResponderExcluirBom dia
ExcluirNão tem a válvula pq foi retirado ? Ou por qual motivo ?
Se a valvvál foi retirado pode ser o problema
Pipocos pode ser vela, bobina força, bobina pulso , CDI, ...
Olá Wander a pouco tempo compre minha XT 2002 ela está pingando gasolina ou é de óleo, não sei exatamente. E não segura ela ligada à não ser que eu deixe o afogador um pouco puxado. levei a um mecânico de alta cilindrada que até já possuiu XT . Ele já foi dizendo que tem que trocar o carburador todinho . Minha vontade era desmontar o carburador mas não tenho noção de mecânica.
ResponderExcluirÉ lamentável que mecânico preguiça faz, .ou nelhme não faz
ExcluirSe tiver vontade inicia a manutenção vc msm
QQ dúvida me fala
Abc
Tá de parabéns hombre, excelente trabalho,. muito bem detalhado, perfeito. Não dá bola pra torcida contra. Continua compartilhando teus conhecimentos que sempre haverão pessoas de bom coração para dar o devido valor ao trabalho alheio. Tbm procuro fazer o máximo possível na Walkyria, uma T600/90, e to na peleia, mais uma vez, com os carburadores, estava buscando uma informação e acabei encontrando sua contribuição. Congratulações. Não sei de onde o amigo é, mas se viera Floripa/SC, dá um toque pra tomarmos uma gelada e trocar uma idéia. Pode me encontrar no face através da fan page: Ténéré Volta na Ilha. Forte abraço.
ResponderExcluirValeu
ExcluirAbraço
Falar o quê ? Conhecimento só enobrece
ResponderExcluirum cidadão de bem e evita Picaretas Mechanicos e relapsos. Parabéns !
Professor...
Obrigado
ExcluirAbraço
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirValeu Wander isso ajuda muito cara vc não tem noção.
ResponderExcluirBoas.
ResponderExcluirA minha xt para pegar bem tenho que soprar no tubo do respiro.
Porque será?
Opa estou com um problema com minha xt600 pois está se desligando quando ando com ela em baixa rotação em média 3000 já foi limpador carburador é não resolveu. Meu número (55)984272197.
ResponderExcluirAmigo teria algum número para contato?
ResponderExcluirWander Boa noite!!!
ResponderExcluirMinha xt600 600 esta com um pequeno vazando de combustível e aqui na minha cidade o pessoal da mecânica , inclusive da yamaha recomendou a troca da agulha e sede do carburador. O vazamento e no suspiro da cuba que fica a cima do motor de partida. E bem caro esse item na yamaha. Vc pela sua experiência teria algo de reposição mesmo que de outra marcas ou motos para indicar. Parabéns pelo blog!
Veja se o estilete está agarrando caso afirmativo este pode ser o problema do vazamento.
ResponderExcluirNo que se refere a peças procure por compradores de XT 600 em leilão eles costumam vender peças em bom estado boa sorte
Boa noite, qual a regulagem padrão da mistura de ar ? quantas voltas seria pra deixar de uma forma boa?
ResponderExcluir