Foi a porca de um eixo de roda traseira de uma Honda Turuna 125 se nao me engano ano de fabricaçao 1980.
A porca nao soltou na chave correta, no alicate de pressao e nas porradas.
Levei em uma oficina de solda que soldou o eixo no regulador de corrente e o calor no eixo tambem ajudou, ai foi so meter força.
Recentemente ajudei meu irmão a soltar, ou melhor retirar o pinhão da XT 600 dele, e acredite nao foi nada facil, mas as dicas estao aqui.
A relçaçao se feita a manutenção correta, dura no maximo 40.000 km.
Se a corrente for sem (cadeado), usa uma maquina de corte com disco pra cortar ferro resolve rapido. Há 30 anos, nem existia XT eu usava a porrada mesmo nas correntes de XL250R, XLX 350R, ... colocava um alicade debaixo do elo, pegava uma talhadeira com marreta e ... la vai porrada... nao tinha grana pra comprar um saca elo de corrente e na verdade eu tinha 13 anos nem sabia se sxistia essa ferramenta e praticava isso na minha 50cc da Yamaha, bons tempos, duro igual um coco, mais feliz nas duas rodas magrelinha.
Procedimentos: Pinhão da XT 600:
a) solte as orelhas da arruela da proca do pinhão
a.1) compra uma arruela orelhuda nova pra trocar com o pinhao novo
b) prenda o pedal de freio traseiro pra segurar o pinhao, atraves da corrente
b,1) nunca engrene a moto, a pressao pra soltar a porca do pinhao pode quebrar uma engranagem interna, ai ja era, pode se preparar pra abrir o motor e perder uma grana.
c) se a porcar afrouxar, beleza uma batalha ja ganhou.
c.1) as vezes esta porca solta apenas na maquina pneumatica, entao vai com a moto em uma oficina de carro mesmo que tenha a maquina, explica pro mecanico que eh so pra soltar a porca e dar umas 3 cervas pra ele +- R$10,00, prende a roda pisando no freio e apos soltar coloca no lugar com a mao e fecha as orelhas ate chegar em casa pra terminar o serviço.
d) com a porca frouxa, retire a corrente
e) Agora é so puxar o pinhao que deve sair sem dificuldade.
f) porem,,, as vezes voce pensa que ele esta soldado no eixo, que nasceu ali, que nada eh capaz de retirar ele daqune maldito lugar !!! risos.
g) vamos la.
g.1) maçarico pra aquecer o pinhao - Não !!! pois se tiver o fio do neutro, vazamento (unidade) de combustivel, o prejuizo vai aumentar
g.2) maquina de corte com disco pra cortar ferro - SIM
O pinhao eh um material fraco em relaçao a metais duors, pra nao desgastar o eixo do pinhao que eh mais duro.
g.3) faz um corte delicado, cuidado pra nao encostar no quadro, fios, etc so tem uma posição pra maquina cortar
g.4) agora pega um pe de cabra, coloca atraz do pinhao e força no quador da moto, dessa maneira voce nao vai forçar o bloco do motor que quebra facil, nem o eixo do pinhao que nao esta excluido a possibilidade de empenar.
g.5) se ainda estiver dificil, pega um formao, ou chave de fenda sem cabo e vai desgastando com muita delicadeza pra nao atingir o eixo, como na foto.
g.6) joga lubrificante liquido, da umas batidinhas de leve no pinhao com um martelo e continua insistindo com o pe de cabra.
g.7) utilizei um saca rolamento, mas a pressao foi grande e o parafuso do saca rolamento entortou. O pe de cabra joga a pressao no quadro da moto que aguenta e faz a pressao de dentro pra fora, muito parecido com o saca magneto.
g.8) Pode dar marteladas na base do pe de cabra onde voce faria força com a mao, dessa maneira a trepidaçao tambem ajuda a soltar o pinhao.
g.9) Se acabar a força ou paciencia ... para e inicia em outro dia com a cabeça fria, paciencia, delicadeza e acima de tudo percistencia.
Ainda so perdi pra uma porca, mas agora a quantidade de ferramentas aumentou.
Boa sorte pra Todos. !!!
que luta!
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